Pinturas a Óleo/Acrílica
Sobre Tela
(Vendidas)
NÚS ARTÍSTICOS





Esta série constituiu o chão do Artista no início da sua fase comercial(1). Mas por se tratar de uma temática de grande aceitação, e também pela opção de sensualidade sem erotismo, ainda hoje é muito requisitada. Nas pinturas desta série, característica do figurativismo mais definido do Pintor, com maior frequência uma ou duas personagens dominam a cena em primeiro plano, sem movimento e em silêncio.

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Na verdade estão vestidas de si próprias. A atividade é interior: a sensibilidade, a intuição, a herança psíquica e emocional geneticamente recebida, o autoconhecimento. Seus corpos extrapolam os limites da tela, mas os planos de fundo sempre têm alguma importância subjetiva. A emotividade da personagem é cromática (2) em vez de fisionômica ou corporal, e a do momento do pintor é expressa no volume e na pressão das pinceladas, e nos emplastros de espátula(3).

Como também é possível ver em outras séries, há pouca definição de detalhes nos planos de fundo que, entretanto, não chegam a ser abstratos. No conjunto deles, o aspecto mais relevante é o tratamento dado à luz, com sugestão de profundidade por volume de tinta e por tonalidades progressivas.

Notas:

(1) - Outubro de 1999; (2) - Percepção simbólica subjetiva, não necessariamente consciente; (3) - Característica técnica menos comum nas pinturas feitas para a feira de Copacabana, por escassez de tempo para reposição.


Entendendo o Artista


Ao longo de milênios sob o condicionamento de culturas patriarcais e dominadoras, a mulher desenvolveu, pela necessidade de se adaptar ao meio externo rigoroso e tantas vezes injusto, que privilegiava a forma, um relacionamento interior muito mais apurado do que o demonstra o homem. Portanto, o olhar do artista busca a mulher muito além da sua bela e simples estética, e na verdade tenta representar a sua plenitude de mulher.

Mesmo em pinturas de outras séries, quase sempre podem-se perceber aspectos, sutis ou óbvios, que reportam ao universo feminino. Essa característica reincide nas esculturas e até mesmo nos formatos de que se utiliza na linguagem literária. Nos contos, as protagonistas não raro são mulheres, e nos poemas, não se encontra um "eu poético" que se encaixe com perfeição no estereótipo machista. Sua obra artística nunca expressa propriamente o confronto das naturezas. E mais claramente, se fosse seu objetivo, estaria a serviço de um resgate.

São muito poucos os nús masculinos desta galeria, mas isso não é uma opção do Artista. Antes, é decorrência do fato das suas pinturas terem encontrado imediata aceitação por parte de um grande comerciante da cidade. E tal comprador, que ficava com toda a produção de cada semana, não se interessava por nús masculinos. Quando o Artista passou a expor seus trabalhos na feira turística de Copacabana, logo entendeu que naquele lugar não funcionava a pretensão de pintar de tudo e vender para todos. Assim, resolveu investir na criação de séries autênticas, foi feliz nas primeiras tentativas (Anjos, Bailarinos e Peixinhos) e não sobrou mais tempo para desenvolver duas séries de nús em paralelo, com conceitos próprios.

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